• OSEB

Após três cursos, OSEB capacita 40 professores em São José do Rio Pardo (SP)

Atualizado: 15 de Mai de 2018


Nesta quinta-feira (3), chegou ao fim o terceiro e último curso de capacitação do projeto Tênis Social, uma iniciativa da OSEB em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), aprovada pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, e o patrocínio do programa Unidos Por Crianças Mais Saudáveis, da Nestlé.


Durante os quase dez meses entre um curso e outro, 40 professores de Educação Física da rede pública de ensino da cidade de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, puderam conhecer na teoria e na prática todos os aspectos do tênis, baseados na filosofia do esporte educacional. Esse conteúdo foi aplicado pela ex-tenista profissional Patrícia Medrado, que trouxe toda a sua experiência adquirida ao longo de 15 anos defendendo o Brasil no circuito internacional e outros 20 na promoção de projetos sociais pelo país.


Nesta última turma foram 11 profissionais capacitados, atuantes em 10 escolas do município. Eles terão, a partir de agora, a missão de introduzir a modalidade, considerada por muitos como um esporte elitizado, nas aulas de Educação Física, beneficiando mais de mil crianças e adolescentes.


Além do curso inteiramente gratuito, o projeto também entregou permanentemente a cada unidade escolar um kit pedagógico com todo o material necessário para o desenvolvimento do tênis em quadras adaptadas, mostrando que o esporte pode ser praticado em qualquer lugar. Durante a cerimônia de entrega dos kits e dos certificados estiveram presentes o secretário municipal de Educação, José Caetano Minussi, a ex-secretária da pasta, Rita Zaneti, e o secretário de Esportes do município, Iury Abrão.


A OSEB, por sua vez, continuará acompanhando de perto o trabalho de todos os professores, dando suporte e tirando as dúvidas que surgirem. “O projeto não termina com o final do curso. Pelo contrário, ele começa agora, quando esses profissionais levarão o tênis para as escolas, embasados na metodologia aplicada e com todo esse material disponível”, enfatizou Patrícia Medrado. Também como parte da programação do projeto, a entidade realizou três festivais infantis, atendendo 360 alunos das escolas contempladas pela iniciativa, promovendo a integração social e muita diversão.


Para completar, durante o último dia de curso, Patrícia Medrado recebeu a visita de outra figura ilustre do mundo esportivo: Maria Helena Barbosa, tenista de 84 anos, da própria cidade de São José do Rio Pardo, e que disputa torneios da categoria masters. Ela já chegou ao número 1 dos rankings nacional e sul-americano e à terceira colocação mundial na categoria acima de 75 anos. Ao lado da diretora executiva da OSEB, conversou com os professores sobre a modalidade e contou um pouco de sua história, impressionando a todos com o fato de ter começado a jogar tênis somente aos 41 anos de idade.

© 2018 OSEB - Todos os direitos reservados.

Criado por Cia. de Desenho

Entre em contato:
(11) 5041-4713

osesportebr@gmail.com

Encontre-nos:
Rua Barão do Triunfo, 550 - Cj. 104 - Brooklin Paulista